domingo, 14 de fevereiro de 2016

Catequese nº7: A Quaresma

Objectivos:

  • Descobrir a quaresma como um tempo de mudança;
  • Encontrar espaço na nossa vida para vivermos estes momentos e a proposta quaresmal;
  • Compreender os 40 dias de deserto e o que Deus nos propõem neste tempo.

1º Encontro: Domingo, 14-fev-2016(Catequistas: Sara Lopes, Paulo Martins,  A.Augusto)

Materiais utilizados: Viola, cântico: " Pai Nosso Galego", Cruz com face rocha e branca do outro lado, texto referentes aos atos de misericórdia, proposta da quaresma  e vídeos alusivos à quaresma "quaresma, o que é isso ?" e "RMI Quaresma Mojate", computador e videoprojetor.

Acolhimento: Cantou-se o cântico: " Pai Nosso Galego" ao som de viola e gestos.

Experiência Humana: Alguns dos catequizandos, relembraram o encontro anterior, que foi realizado em conjunto com o 8º ano tendo sido este orientado pelo Hugo Cravo, em que à luz da ciência e a luz de Deus foram explicadas algumas duvidas em relação a questões que os catequizandos tinham previamente colocado. O catequista Paulo Martins falou-nos do período  que estamos a viver - a quaresma, da proposta que temos para realizar durante este tempo de quaresma, A proposta quaresmal da Cruz, e que esta catequese iriamos debroçar sobre os dois primeiros atos de misericórdia corporais: "dar de comer é quem têm fome e de beber a quem têm sede". Relembramos os atos de misericórdia corporais.
E colocamos o ato de misericórdia proposto para esta semana na cruz "dar de comer é quem têm fome e de beber a quem têm sede".


Aprofundamento: Passamos dois vídeos um que nos explica o que é a quaresma e outros que nos convida a vivermos a Quaresma "molha-te", questionamos se todos perceberam os vídeos e a mensagem que transmitia, além da opiniões expressas pelos catequizandos, a Sara Lopes explicou-nos com mais detalhe o sentido dos vídeos.

Compromisso: Na próxima catequese que é dia 21 de Fevereiro, ficamos cada um de nós trazer um e só um bem alimentício para colocarmos junto à Cruz Quaresmal que se encontra na igreja.