domingo, 25 de outubro de 2015

Catequese nº2: Quem Sou eu?

CONHEÇO-ME?

Objetivos:

  1. Despertar para o conhecimento de si mesmo; 
1º Encontro: Domingo, 25-out-2015 a catequese teve inicio por volta 9h15 (catequista: A. Augusto, Paulo Martins)

Materiais Utilizados e atividades Propostas: Catecismos, Video Projector, computador, viola, musica em papel "Sou ainda Muito Jovem", Musica em video " Quem sou eu?".


Ambiente: "Os decoradores", o António trouxe um cartaz em pano alusivo ao grupo do 7º ano e o Samuel esteve ajudar na montagem dos equipamentos.

Apoio na Catequese: "Os assistentes", Eduarda e a Mariana ajudaram na catequese na entrega dos material necessário para a realização da catequese (entregar os cânticos, o questionário "conheço-me", e a ficha "Quem sou eu?" )

Acolhimento em grupo: "Os animadores", Miguel Ângelo e Diogo apresentaram um jogo, divido em duas equipas, de descoberta por gestos do que as pessoas realizavam, depois Cantamos a Musica "Sou ainda muito jovem" ao som de viola.

Experiência Humana (Vivemos): Terminámos o nosso último encontro, descobrindo o que é muito importante para sermos um grupo unido e caminharmos juntos, durante este ano de catequese.
Para isso, precisamos também de nos conhecer melhor, de saber quais as nossas qualidades, defeitos e sonhos.
Por isso, preenchemos o quadro: “Conheço-me...”. Depois de preenchido o quadro, o catequista Paulo recolheu as folhas e partilhou as respostas por nós dadas, e assim colocamos em comum alguns aspectos mais importantes da nossa reflexão: as nossas qualidades, os nossos defeitos, os nossos valores, os nossos sonhos, o nosso grupo de catequese...

Que conclusões poderão retirar desta atividade? 
1) Antes de mais, todos nós temos imensas qualidades, que às vezes esquecemos.
2) É importante valorizarmos o que temos de bom, para ser mais fácil corrigir os defeitos.
3) Uma forma de darmos graças a Deus pela maravilha da vida consiste em nos aceitarmos como somos, com as nossas características.
4) Às vezes, gostaríamos de ser diferentes. Contudo, assim como uma flor é bela por ser como é (uma rosa branca perderia o interesse se fosse igual a outras flores, se quisesse ser gladíolo e deixasse de ser rosa branca…), também nós somos belos como somos, pois somos como uma palavra de amor pronunciada por Deus.
5) Repararam que, ao comunicarmos um pouco de nós mesmos, ficamos a conhecer-nos melhor e crescemos como grupo.
Mas o que caracteriza esta fase da vida?
1) É uma fase de mudança em que devo aprofundar a questão: "quem sou eu", em que me devo conhecer melhor, para crescer por dentro;
2)Uma ocasião de aprender a gostar de mim como sou: rapariga ou rapaz, com a altura que tenho, com a forma de queixo que herdei dos meus pais... sou uma maravilha do amor de Deus, com todas as qualidades que quero desenvolver e todos os defeitos que quero ultrapassar;
3) Um tempo de desenvolver a consciência, para poder ser responsável pelas minhas escolhas, treinando-me a conhecer o que é Bem e o que é Mal; pois, só fazendo o Bem, podemos ser verdadeiramente felizes e contribuir para a construção de um mundo melhor;
4) Uma etapa de aprofundamento da minha liberdade, no respeito pela liberdade dos outros e na procura da verdade;
No fim convidamos a ver e ouvirmos, o vídeo com a canção “Quem sou eu"


Diário da catequese: "As Repórteres" Filipa e Mariana apresentaram a sua reportagem refente à catequese anterior "somos um"

Nota: Foi entregue ficha "quem sou eu?" para completarmos em casa, não fizemos a divisão de tarefas, ficamos de fazer na próxima catequese, no dia 8 de novembro de 2015.