domingo, 1 de junho de 2008

Catequese nº14: A Eucaristia: Força do Ressuscitado


Objectivos:
  • Ver a refeição na sua dimensão de comunhão interpessoal;

  • Compreender a Eucaristia como o encontro priveligiado com o Ressuscitado e com a Igreja;
  • Sentir a necessidade de participação na Eucaristia dominical.
1º Encontro: Domingo, 01-06-2008 (Catequista: Anabela,A.Augusto,Catarina, Filipe).

Materiais utilizados: diversos géneros alimentícios, fogão de gás, mesas, cadeiras, guardanapos toalhas de papel para preparação da mesa, viola, livro de cânticos...

Acolhimento: Cada um dos grupos ficou com uma tarefa:
Grupo África: preparação da oração
Grupo América: preparação da mesa
Grupo Ásia: preparação do pequeno Almoço

Experiência Humana: Após o grupo América preparar a mesa e o grupo Ásia confeccionar o pequeno almoço, inciou-se com a oração e um cântico pelo grupo África. Cada um de nós, ali presentes tomamos consciência da importância da refeição. A refeição une mais as pessoas e acontece normalmente à volta de uma mesa. Recordamos a importância e o significado da Ceia de Cristo que celebrou-se com os apóstolos à volta de uma mesa...Tal como nós o fazemos no seio das nossas famílias, no centro da união algo em comum uma mesa onde é colocado o alimento que nos fortalece e nos une mais uns aos outros podemos dizer que a nossa vida gira à volta dessa mesma mesa que é como que o nosso ponto de encontro.

Encerrou-se com a oração: Glória, ao Pai...


2º Encontro: Domingo, 08-Junho-2008


Alargamento/Aprofundamento:

Esta segunda parte da catequese decorreu à descoberta da igreja com i pequeno, numa primeira parte dentro da igreja descobrimos com a ajuda do Sr. Bastos (orientador dos acólitos) juntamente com a 2ªclasse de catequese, as coisas que existem dentro da nossa igreja, desde do ano em que a mesma foi construida até aos mais diversos detalhes.

O significado do baptistério, que se encontra do lado esquerdo da entrada principal da igreja, na zona do guarda vento, era aqui que antes todas as crianças, antes de entrar na igreja, eram baptizadas só a partir dai é que passavam as portas do guarda vento.

Os dois Pulpitos situados a meio da igreja precisamente por questões sonoras, onde anteriormente os pregadores faziam as suas homilias ou pregações, dado que não existia anteriormente aparelhagem sonora.

Os 4 altares onde se celebrava a missa mediante, o Santo em questão.

Entre muitas outras coisas que temos de património dentro da nossa igreja.



Depois fomos para junto da casa paroquial onde estivemos a ouvir o testemunho da Catequista Catarina sobre que é ser acólito.