domingo, 24 de fevereiro de 2008

Catequese nº9: A liberdade: Dom e Conquista

Objectivos:
  • Constatar que a liberdade é parte integrante da pessoa humana;
  • Encontrar em Jesus Cristo o modelo para a nossa liberdade;
  • Optar por caminhos que conduzem à verdadeira liberdade.

1º Encontro e 2º Encontro: Domingo, 24-Fev-2008 (Catequista: A.Augusto )

Materiais utilizados: Catecismo do 7º ano, cruz , documentos, dístico, Bíblia.

Acolhimento: Após um excesso de Liberdade no exterior e interior, questionou-se como tinha corrido a semana, e se todos tinham feito o TPC.

Experiência Humana: Partilharam todos que tinham feito o trabalho as definições encontradas sobre: Justiça, marginalização, injustiça, profetas, denúncia, misericórdia, caridade, felicidade, bem-aventurados.

Tenho a certeza de que se há alguma coisa de que vós gostais é de ser livres. É ou não é?

Mas o que é a liberdade... O Que é? O que não é? Este texto da pág 54 do catecismo, foi lido pela Rita do grupo da Ásia.

Comentamos o texto...Há alguém que consiga ser livre sem ter e conta os outros? Conhecem a frase " A minha liberdade acaba onde começa a dos outros? que vos parece?

Com isto fomos descobrindo que para haver liberdade têm de haver regras e têm sobretudo de haver respeito.

Alargamento/Aprofundamento: Uma liberdade para ser verdadeira, não pode ser uma liberdade desorientada, isto é como tudo na vida têm de obedecer a regras... Mas que Regras?
Regras que não limitem a verdadeira liberdade. Será isso possível?

Fizemos os trabalhos de grupo com os seguintes requisitos:

Grupo África:
Responde à questão: O que é a liberdade?
Para ajudar a encontrar a resposta, podem dialogar uns com os outros e classificar as seguintes opiniões como falsas ou verdadeiras?

  1. Fazer o que queres e o que te apetece;
  2. Sair e entrar em casa quando queres;
  3. Prescindir de toda a autoridade;
  4. Escolher o bem a cada momento;
  5. A liberdade exige responsabilidade.

Grupo América:
Analisa e escolhe as imagens de liberdade ou ausência dela.
Para vos qual ou quais destas imagens representam a verdadeira liberdade?

Grupo Ásia:
Proponho que façam uma dramatização (em que pode entrar diálogo) que caracterize pessoas na situação de liberdade (entrega e doação aos outros, amor…) e pessoas a viverem na escravidão (droga, egoísmo…)


Depois cada grupo apresentou o seu trabalho em plenário...batemos palmas no fim de cada apresentação... laçamos a questão E tu, sentes-te livre? Como pensas viver essa liberdade?

Até que ponto a Liberdade é um Dom e uma conquista? Foi mencionado um testemunho do excesso de liberdade entre dois jovens...

Palavra: Foi proclamada da Bíblia Gl 5, 1.13

Interiorização/Conversão: Perguntou-se achavam que Jesus foi livre... uns dizeram sim, outros não... mas fomos descobrindo que Jesus Cristo viveu a sua vida humana como alguém totalmente livre... desde do seu percurso na terra, até à sua morte e Ressurreição... e mesmo na cruz ele foi um Homem livre, pois não morreu de outro modo qualquer, morreu de braços abertos para nos salvar do pecado... também quando gritamos liberdade, não o fazemos de mãos nos bolsos mas de braços erguidos... Jesus era tão livre pelo Amor ao pai que Ressuscitou... e vive agora livre entre nós... e nós seremos capazes de ser livres como Jesus!?

Expressão da Fé: Cada catequizando leu uma estrofe do "Código da Liberdade".

Compromisso: Com base no texto cada um ficou de elaborar um código pessoal de liberdade ou escolher aquele que mais significado têm para si.