terça-feira, 13 de maio de 2008

Encontro de Oração: Mês Mariano, 13 de Maio

No dia 13 de maio pelas 21:30 horas estivemos a maioria de nós, mais uma vez juntos como representantes do grupo do 7ºano, com o grupo da infância do 2º ano. Para juntos orientarmos e rezarmos o terço na nossa comunidade.
As intenções para cada mistério foram proclamadas pela Rita, Eduardo, Daniela e Sandro.
No dia tão forte como este em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Fátima, estivemos em oração e reflexão marcando a nossa presença e importância na comunidade da qual fazemos parte.
Este foi o nosso texto:

MISTÉRIOS DOLOROSOS (Terças e Sextas)

Meditar a Paixão de Jesus é fazer memória do seu infinito amor por nós, levado ao extremo de dar a vida na Cruz. Hoje unidos a Maria e de mãos dadas com ela vamos recordar que somos chamados a testemunhar e anunciar a todos os povos que só os actos de amor podem salvar o mundo, porque Deus é Amor.

Primeiro Mistério: Jesus em oração no jardim das Oliveiras.

Jesus, nos momentos decisivos da Sua vida terrena, procura sempre espaço e tempo para rezar. Da Sua oração e abandono à vontade do Pai nasce o Sim que liberta a Humanidade da escravidão do pecado.

Maria Santíssima, assim como fizeram os três pastorinhos de Fátima, Francisco, Jacinta e Lúcia, ensina-nos hoje a abrir o nosso coração e as nossas vidas à verdadeira oração.

Segundo Mistério: Flagelação de Jesus.

Jesus suporta injustas acusações, insultos e a flagelação em silêncio, com paciência e sem se revoltar. Tudo acolhe com amor e humildade, para nos ensinar que a vida do anúncio é o Amor e a gratuidade.

Que Maria, Rainha dos Mártires, interceda por todos os cristãos (crianças, adolescentes e adultos), e por todas as pessoas empenhadas na defesa da dignidade humana, da justiça, da igualdade e da Paz.

Terceiro Mistério: Jesus é Coroado de Espinhos.

Jesus aceita todo o sofrimento e todas as humilhações para levar até ao fim a Sua missão: salvar a Humanidade.

Que Maria, Mãe das Dores, assista a nossa Igreja, hoje de uma forma especial acolha as preces solicitadas no recinto de Fátima por tanta gente que movida pela Fé e pela esperança estiveram em oração neste dia 13 de Maio.

Quarto Mistério: Jesus carrega a Cruz para o Calvário.

Contemplar Jesus a caminho do Calvário é reconhecer que não podemos ser seus discípulos sem a cruz. A cruz é o símbolo do Cristão, é a nossa identificação.

Nos auxilie Maria, para que tenhamos a força de abraçar a nossa cruz com amor, para termos coragem de sermos “cireneus” dos irmãos, aqui, na escola, na catequese, na nossa vida, para que o mundo encontre a via da paz e do perdão.

Quinto Mistério: Jesus é Crucificado e Morre na Cruz.

Jesus, morrendo na Cruz, concedeu-nos o perdão dos pecados e deu-nos uma vida nova: a Sua vida.

Oh Maria, Mãe do Amor, tu que aos pés da Cruz viveste a morte do Teu Filho, Rogai por nós, Virgem Santa, para que contemplando o infinito Amor de Jesus, nós amemos sem confins os nossos irmãos e nos dediquemos gratuitamente a ser voz do grito dos mais necessitados.



1 comentário:

Anónimo disse...

Maria este nome tão doce que nos liga e eleva até ao alto! Que seja mãe que ampara e guia todos os seus filhos em TODOS os momentos da sua vida. Que Deus seja louvado com sua Mãe Maria Santissima!